-
Arquitetos: Ark-shelter
- Ano: 2020
-
Fotografias:BoysPlayNice
-
Fabricantes: Rothoblaas, Bosch, Dörken, FOUCZECH, Jafholz, Kronospan, Omniplex, Pilkington, ROCKWOOL, prostoria, senk design
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório Ark-shelter foi convidado a construir um conjunto de chalés na floresta para o Hotel Bjornson. O investidor tinha em mente a ideia clara de cabines duplas com uma testada, localizadas nos arredores do edifício principal do hotel, o que tornou nossa solução de projeto relativamente simples.
Consideramos ecológico o conceito de inserção dos módulos entre as árvores, não só para a preservação delas, mas também para o contato mínimo dos módulos com o solo, de forma a elevá-los sobre palafitas ao invés de assentá-los sobre as clássicas fundações de placas de concreto. Isso permitiu que a paisagem fluísse continuamente sob o edifício, enquanto a cobertura verde do módulo dobra o biótopo que fica abaixo dele.
O projeto de cada apartamento foi baseado no briefing do cliente, um revestimento externo, orientação unilateral e vistas, que deveriam se encaixar em um programa bastante grande. Todas as unidades compreendem dois módulos independentes, cada um com seu próprio apartamento composto por um quarto-sala, quarto de crianças, hall de entrada e um banheiro. As unidades no mesmo módulo funcionam separadamente, mas podem ser conectadas ao deslizar a parede divisória das salas de estar, configurando um espaço central amplo, onde duas famílias podem se encontrar e socializar.
Dois dos apartamentos funcionam como módulos espelhados e deslocados com pequenas alterações espaciais, como um banheiro maior ou varandas adicionais, enriquecendo a diversidade das unidades. Os chalés foram colocados na floresta, afastados uns dos outros voltados para as cenas serenas da floresta ou da pista de esqui. O contato imediato com a pista cria uma atmosfera única para o resort.
Os hóspedes encontram-se na floresta e, ao mesmo tempo, no meio da estação de esqui Jasná, graças à disposição dos módulos, que garantem privacidade e paz ao alcance do edifício principal do hotel. O projeto também contemplou uma extensão do restaurante e o spa da floresta, que foi construído a partir de quatro módulos, que formam um conjunto de saunas e salas de relaxamento com massagistas.
A parceria foi uma boa colaboração com o hotel Bjornson e esperamos que em breve possamos apresentar as próximas etapas de construção, que finalizarão e conectarão as partes existentes da complexo.